segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

*Matéria sobre a exploração de crianças e adolescentes na Praia de Iracema*

um caminho sem destino...
Quarta-feira, 22:00h, 28/11 – Um dos principais destinos turísticos de Fortaleza não é mais atrativo apenas pela bela virgem dos lábios de mel. A Praia de Iracema agora é reconhecida internacionalmente como ponto de esquema da prostituição infantil. Crianças entre 08 e 14 anos circulam entre prostitutas mais velhas e travestis, disputando clientes para cumprirem sua “cota diária”.
Na alta estação as praias são os pontos de prostituição infantil mais procurados devido sua proximidade com a rede hoteleira. O grande fluxo de turistas que além das belas praias, são atraídos pelo sexo fácil e barato de nossas crianças. A prática da prostituição infantil não se restringe apenas às noites, em plena luz do dia é possível constatar-se tal atividade.
Apesar de acentuada na capital, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre freqüentemente nos municípios cearenses e nas rodovias onde a clientela é formada principalmente pelos próprios conterrâneos.


o preço pela inocência ...
Estas “profissionais do sexo” em sua grande maioria são órfãs de pais vivos. A grande chaga social do desemprego contribui grandemente para a adesão das crianças a esta pratica, já que seus pais, na grande maioria desempregados, não possuem nenhuma perspectiva concreta de sobrevivência, isto as leva a utilizar seus corpos, muitas vezes ainda nem totalmente formados, como meio para a obtenção de recursos ou até mesmo por um pedaço de pão.
Aliciadas por prostitutas mais velhas e “cafetões” estas crianças vítimas de uma infância perdida, cedo trocaram a escola pelas calçadas, bonecas por roupas sensuais, sonhos por prazer, expectativas por frustrações. O histórico familiar é o fator que desencadeia a iniciação destas crianças na vida de profissionais do sexo. E o que mais assusta é que, em alguns casos, são incentivadas por pais e mães que tornam suas crianças arrimos de família.


uma mistura de incerteza e solidão....

Dolores Silva Araújo, fortalezense, 31 anos, e R.S.A 13 anos, mãe e filha estigmatizadas pela exploração sexual. Na noite da última terça-feira 27 de Novembro ambas concederam uma entrevista exclusiva à nossa revista. Confira agora alguns dos trechos principais:

RE – Como a prostituição entrou na família de vocês?

Dolores – Hoje eu faço por que ganho dinheiro e por que gosto (risos) por que o “bixu” é bom viu. Olhe, o avô dessa daqui, o FDP do meu pai, não deixou nem criar peito em mim começou a me futricar. Quando minha mãe saia pra horta pra catar verdura e vender, ele vinha e mandava eu sentar no colo, me beijava e abraçava, mas não era como um pai, e eu sabia por causa do negócio duro que crescia debaixo de minha pernas. Era assim todo dia, bastava minha mãe sair e começava o inferno. O desgraçado só sossegou quando me comeu. (silêncio e lágrimas). Eu tinha de 14 pra 15 anos. Com 17 anos eu “embuxei” e minha mãe me expulsou de casa dizendo que eu queria tomar o maxu dela, ela disse que era eu que me oferecia pro meu pai, que eu tinha seduzido ele. Eu “buxuda” dessa daí, na rua, com fome... fui “trepar” pra garantir o de comer. E daí tudo começou.

RE – E como sua filha entrou nesse caminho?

Dolores – Eu pari, e criei com minha profissão. Como ela é ajeitadinha logo que começou a se enfeitar foi trabalhar também, fia? Ela é desenrolada, já arruma um gringo e se dá bem na vida. Ele gosta e arrasta ela pra terra dele.

RE – E você “R” o que acha da vida que leva e quais seus planos pro futuro?

R – No começo é ruim, eu queria era brincar. Gostava de boneca, tinha uns 9 ano. Vim pra cá com minha mãe de noite e um cara tava me esperando com uma boneca linda, bombons de chocolates, e que me daria se eu... Aí eu fiz, minha mãe tinha dito o que era pra fazer. A gente se costuma hoje eu tenho minhas coisa, estudo de tarde e trabalho de noite. E vou casar com um gringo, os lascado daqui eu num quero não. Só vou se o cara for gringo! Minha hora vai chegar... eu dou o que eles querem e eles dão o que eu preciso.

RE- E quanto vocês ganham essa atividade?

Dolores – Eu ficando veia, mas ainda dá pra deslocar um legal, agora a R. aí arrasa. Como ela só pega gringo ela ganha de 30 a 60 depende do que o cara quer fazer. Mas quando a coisa ta braba a gente faz até por um prato de comida.

RE – Já sofreram violência?

Dolores – Oura se não, tem uns que gostam de bater, não querem pagar aí a gente parte pra cima... mas a gente tem como de defender tesoura, gilete. Quem entra nessa vida tem que ser desenrolada.

RE – E vocês pretendem sair dessa vida?

Dolores – Claro, vou ser madame... a R. vai se casar e se dar bem e vai tirar nóis dessa.


Brincadeira de criança, Esconde-esconde...??


...e a certeza de uma escolha sem volta!!

4 comentários:

Anônimo disse...

EUTAVA PESQUISANDO SOBRE A EXPLORAÇAO SEXUAL DE CRIANCAS E ADOLESCENTES PARA A NOSSA FEIRA CULTURAL E ACHEI ISSO MUITO INTERESSANTE E GOSTEI MUITO E NOSSO PROFESSOR DISSE QUE ERA PERFEITO PARA O NOSSO TRABALHO

Rafael Medeiros disse...

Parabéns pelo trabalho. Ilustrei uma matéria do nosso site com uma foto do seu blog, indicando-o.

Anônimo disse...

Materias como essa são tristes mais bem o retrato da realidade, sem valores, sem pespectivas ou com essas fantasiosas demais, muito bom o trabalho e/ou iniciativa em divulgar e relatar isso e olhe que ja faz um tempo mais é muito atual.

Unknown disse...

materia assim interesante.
a prostituição no brazil esta cadavez mais ilegal.
sou uma menina de 10 anos nao sabia
que poderia ficar assim.