terça-feira, 5 de maio de 2009

VALE TROCAR A PRIVACIDADE PELA MODERNIDADE?

Disciplina de Novas Tecnologias
Professora: Luana Amorim


Por Thaynan Freitas

De um lado as novas tecnologias, melhoram nosso cotidiano, facilitando a nossa comunicação. Por outro lado, nos reprime a liberdade. Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais vigiada, monitorada pelas câmeras da vida e da internet. Imagine um robô que poderá ler os sinais de nossos pensamentos? Pois se de fato acontecer, será o fim da privacidade. Nós estamos nos tornando vítimas dessa nova tecnologia que transforma a vida humana em máquinas digitais. Se olharmos ao redor, tudo está sendo filmado, tudo está sendo gravado. Seu telefone pode ter uma escuta sem que você saiba, da janela do seu quarto, podem estar te filmando enquanto troca de roupas. Será mesmo que fale a pena trocar o simples e seguro pelo novo e arriscado?
É preciso estar atento a dotas essa modernidades que facilitam a nossa vida, pois estes podem se voltar contra nós como, por exemplo, o fato que aconteceu com Mayra Brito participante do BigBrotherBrasil, que ao caminhar nas cercanias de sua casa, foi surpreendida por dois assaltantes que levaram seu aparelho de celular. Depois de algum tempo Mayra descobriu que havia um vídeo seu com o ex-namorado sendo transmitido na internet e que aquele continha cenas de sexo. Sua imagem foi comprometida e exposta ao ridículo diante de familiares, amigos e até de seu filho. É certo que as câmeras invadem a privacidade, mas as pessoas modernas estão muito acomodadas com a gama de opções que o mercado tecnológico pode nos proporcionar, talvez se ela estivesse optado por gravar seus momentos íntimos em uma câmera analógica, e não num celular moderno, o risco de ser exposta na internet teria sido menor.
É notório que as novas tecnologias são muito invasivas, mas também existem seus prós. No caso das câmeras digitais e grampos, eles podem flagrar crimes e revelar confissões. Mas estes procedimentos só podem ser exeqüíveis em casos que a justiça autorize, e não por qualquer razão. Ainda mais se for para prejudicar moralmente alguém.


Antes


Que mudança...


Tudo isso só para tirar uma foto!!!



Que diferença!!!

Nenhum comentário: